Voltar para Home

Quanto leite posso tomar?

Um copo por dia? Dois? Três é demais? Descubra como aproveitar o leite na medida certa

divisoria

Tem gente que adora leite e toma vários copos ao longo do dia. E tem quem curte beber só uma caneca e depois fica pensando se está consumindo a quantidade certa para aproveitar todos os benefícios do cálcio e das proteínas. Mas, afinal, qual é a porção ideal de leite que precisamos consumir por dia?

“Normalmente, o recomendado no mundo todo é ingerir duas ou três porções de leite ou de seus derivados ao dia. A exceção é Harvard, que recomenda uma menor quantidade”, explica a nutricionista Bárbara Peters, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. De acordo com as diretrizes do Healthy Eating Plate, elaborado por profissionais da Universidade Harvard, o ideal é consumir até duas porções diárias de lácteos (leites, queijos e iogurtes).

No Brasil, a SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição) segue a Pirâmide Alimentar Adaptada à População Brasileira e sugere o consumo diário de três porções de lácteos. Um copo de leite de 200 ml, por exemplo, corresponde a uma dessas porções. “O consumo de três porções é a única forma de ofertar a quantidade de cálcio necessária em um dia. A única exceção vale para crianças de 2 a 5 anos de idade: com duas porções de leite, elas já atingem essa quantidade de cálcio”, explica Bárbara.

Essas recomendações, porém, devem ser adequadas à dieta de cada um, especialmente de quem está tentando emagrecer. “Em casos de excesso de peso, o leite e seus derivados devem ser consumidos na forma desnatada”, afirma Bárbara.

Next Post

Previous Post