Voltar para Home

As crianças precisam de leite?

Tem gente que diz que leite de vaca é coisa para bezerro.
A Dra. Ana Escobar discorda.

Divisória de Artigo

Ninguém questiona a importância do leite da mãe para os primeiros meses de vida do bebê. Afinal, ele tem a proporção ideal de nutrientes e anticorpos para essa fase do desenvolvimento infantil. Mas e depois do desmame? É bom dar leite de vaca às crianças?

“O leite de vaca é um dos alimentos mais presentes em todas as etapas da nossa vida, especialmente por ser uma excelente fonte de cálcio e de proteínas, essenciais para permitir um bom desenvolvimento dos ossos e dos músculos, ainda mais para as crianças, que estão em fase de crescimento”, responde a Dra. Ana Escobar, médica pediatra, coordenadora da disciplina de Pediatria Preventiva e Social do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e autora da coleção de livros “Boas-Vindas, Bebê”.

A pediatra discorda do ponto de vista de que o leite de vaca só deve ser dado ao bezerro. “O leite é mais um dos alimentos que são extraídos de animais há milhares de anos. Ele é rico em nutrientes essenciais, especialmente em cálcio. Nós, humanos, só arranjamos uma maneira de manter o leite na nossa dieta depois do desmame para podermos aproveitar esses nutrientes em todas as fases da vida.”

Ela acrescenta que não só as crianças, mas também os adolescentes precisam tomar leite para formar um bom estoque de cálcio em sua massa óssea. “Nessa fase, eles têm um estirão fantástico. Para isso acontecer, seus ossos precisam ter muito cálcio. Caso contrário, pode-se ter problemas para o resto da vida”, completa a Dra. Ana.

Fonte: SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição)

Next Post

Previous Post

Deixe um comentário