Voltar para Home

Qual tipo de leite tem mais cálcio?

Integral ou desnatado? Descubra qual deles contém mais desse nutriente fundamental para a saúde dos ossos das crianças

Divisória de Artigo

O leite é considerado uma excelente fonte de cálcio para as crianças. Mas, para obter os benefícios que esse mineral oferece para o desenvolvimento dos ossos, é melhor dar leite integral ou desnatado para elas?

Fizemos essa pergunta à Dra. Ana Escobar, médica pediatra, coordenadora da disciplina de Pediatria Preventiva e Social do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e autora da coleção de livros “Boas-Vindas, Bebê”. E ela respondeu o seguinte: “O desnatado oferece mais cálcio do que o integral e o semidesnatado. Quando se tira a gordura do leite, ele concentra outros nutrientes.”

Ela também explica que a falta de gordura na versão desnatada não influencia na absorção de cálcio. “O que é determinante para essa absorção é a vitamina D”, esclarece a pediatra. Em geral, porém, ela considera o leite integral mais rico do que o desnatado. “O leite de vaca integral é o mais completo. As gorduras do leite ajudam a criança a fazer conexões cerebrais. A gente precisa dessa gordura.”

Fonte: USDA Nutrient Database

Next Post

Previous Post

1 Comment

  1. Althyade de rizzi neto 9 de março de 2017

    Olá,depois que passei a tomar leite desnatado ,dois copos ao dia tive um aumento de cálcio.

Deixe um comentário