Voltar para Home

Bebidas vegetais substituem o leite?

Elas são uma boa opção para os alérgicos, mas nem sempre a melhor pedida para as demais crianças

Divisória de Artigo

Crianças que têm alergia à proteína do leite da vaca não podem consumi-lo. Por isso, é comum que os pais ofereçam, como alternativa, bebidas vegetais à base de soja, aveia, arroz e amêndoas, por exemplo. Mas será que faz bem trocar o leite por essas bebidas quando a criança não é alérgica?

“Elas são uma boa opção para os alérgicos porque não têm as proteínas que desencadeiam a alergia. Mas, para as outras crianças, não são mais benéficas do que o leite, porque alguns têm níveis muito baixos de cálcio ou de outros nutrientes que o leite tem”, afirma a Dra. Ana Escobar, médica pediatra, coordenadora da disciplina de Pediatria Preventiva e Social do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e autora da coleção de livros “Boas-Vindas, Bebê”.

A pediatra reforça que as crianças que têm intolerância à lactose não precisam, necessariamente, trocar o leite por bebidas vegetais. “Elas podem tomar o leite sem lactose e, assim, aproveitar a combinação completa de cálcio, proteínas e minerais que o leite oferece.”

 

Next Post

Previous Post

Deixe um comentário