Voltar para Home

Leite para manter a forma

Rico em proteínas, ele é um excelente aliado para quem quer perder peso – descubra por quê.

Divisória de Artigo

Muita gente acha que, para emagrecer, é preciso tirar o leite da dieta — especialmente o integral, por seu teor de gordura, que fica na casa dos 3%. O que pouca gente sabe, porém, é que o leite é um excelente aliado de quem quer manter a forma ou controlar o peso. Afinal, uma de suas principais qualidades é ser rico em proteínas, que nos deixa mais tempo saciados.

Outro ponto importante para quem faz dieta é que o leite tem um baixo índice glicêmico, e isso ajuda a reduzir a sensação de fome (e a tentação de beliscar fora de hora). Esse índice mostra como cada alimento influencia no nível de glicose em nosso sangue.

Em uma escala que vai de 0 a 100, o índice glicêmico do leite integral é 41, semelhante ao de uma maçã ou de uma pera. Para efeito de comparação, o do suco de laranja é 50, e o da banana, 62.

Isso importa porque, quanto maior for o índice e número, mais insulina será liberada para recolher glicose da nossa corrente sanguínea. Esse pico de insulina nos faz sentir fome quando a glicose sai rapidamente de circulação.

Se o problema forem as calorias, quem precisa controlar o peso pode trocar o leite integral pelo semidesnatado ou pelo desnatado, que têm menos gordura. “O leite pode, sim, ser um excelente aliado da dieta, especialmente o desnatado. Apesar de ter menos gordura do que o integral, ele mantém todas as suas outras características nutricionais. É uma ótima fonte de proteínas, entre elas a caseína, que possui um maior efeito na saciedade”, explica a nutricionista Bárbara Peters, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Fonte: SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição)

Next Post

Previous Post

Deixe um comentário