Voltar para Home

Gestantes devem tomar leite?

A resposta é sim: ele faz bem para a saúde do útero e previne doenças como a hipertensão na gravidez

Divisória de Artigo

O leite não é um alimento completo apenas para as crianças. Ele também traz muitos benefícios para as futuras mamães, especialmente para a saúde do útero e para evitar a hipertensão durante a gravidez.

“A gestação também é uma fase de acelerado processo de crescimento e multiplicação celular, acompanhada por maior necessidade de alguns nutrientes, como proteínas e cálcio, entre outros”, afirmam as especialistas Roseli Oselka Saccardo Sarni, professora titular de Clínica Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC, e Renata Pinotti Alves, docente do Curso de Nutrição da Universidade Metodista de São Paulo, no artigo “A importância do leite na alimentação saudável”.

Elas explicam que, durante a gestação, a deficiência de nutrientes como a vitamina A — presente no leite — pode ocasionar malformações fetais e comprometer o crescimento intrauterino. Além disso, por ser uma excelente fonte de cálcio, o leite protege a gestante de doenças como a hipertensão na gravidez. “A adequada ingestão de cálcio por mulheres grávidas favorece a formação óssea e dentária do bebê e tem efeito protetor contra a hipertensão, contribuindo, assim para a prevenção da toxemia gravídica [pré-eclâmpsia].”

O consumo de leite também é indicado durante a fase de lactação. “Como ocorre no organismo materno durante o período de gestação, nesse período é exigido um consumo balanceado de nutrientes, pois a perda calórica adicional nessa fase é de 80 calorias para cada 100 ml de leite produzido pela mulher. As necessidades de vitaminas e minerais também se elevam nessa fase, e são superiores às recomendadas.”

Fonte: Institute of Medicine

Next Post

Previous Post

Deixe um comentário