Voltar para Home

O leite sem lactose é mais light?

A versão sem lactose não tem, necessariamente, menos calorias do que a tradicional.

Divisória de Artigo

O leite sem lactose, como o próprio nome já indica, tem algo a menos do que o tradicional: o principal carboidrato do leite. Em seu processo de produção, uma enzima especial (a lactase) é inserida no leite para digerir a lactose e, assim, evitar que ela cause problemas digestivos a quem tem intolerância.

Mas será que tomar leite sem lactose ajuda a emagrecer? Não se ele tiver o mesmo valor calórico de sua versão tradicional. Tanto faz, por exemplo, tomar o leite integral com ou sem lactose. Para consumir menos calorias, o determinante é a quantidade de gordura, ou seja, para reduzir o valor calórico, troca-se o leite integral pelo semidesnatado ou pelo desnatado.

“Não há pesquisas que mostram a diminuição do peso corporal apenas com a exclusão da lactose. A dieta livre de lactose, assim como a maioria das dietas da moda que têm apenas apelo estético, normalmente apresenta um valor calórico reduzido, podendo resultar em perda de peso devido ao déficit calórico, não pela exclusão da lactose”, esclarece a SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição). “Além disso, diversos estudos comprovam a importância do consumo de leite e de seus derivados para a manutenção do peso, se associado a hábitos saudáveis, dieta equilibrada e atividade física.”

Next Post

Previous Post

Deixe um comentário