Voltar para Home

Quanto leite tem no chocolate?

Uma barrinha ao leite tem muito; o meio amargo, quase nada. Afinal, quanto mais leite vai na receita, mais cremoso o chocolate fica.

Divisória de Artigo

Chocolate é uma delícia, ainda mais com aquele toque de cremosidade que só o leite sabe dar. Mas quanto leite será que a receita do chocolate leva para ele ficar assim tão sedoso?

Para começar, todo chocolate é feito a partir da amêndoa do cacau. Depois de ser torrada e moída, ela vira a massa de cacau, composta pela manteiga e pelo pó. Em geral, as barras, os bombons e os ovos de Páscoa são feitos com base nessa massa, à qual também são misturados outros ingredientes, como leite, açúcar, baunilha, castanhas e até uva passa — para quem gosta. No Brasil, só pode ser chamado de chocolate o produto que tenha, no mínimo, 25% de sólidos que venham do cacau, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O chocolate ao leite e o chocolate branco são mais cremosos exatamente porque levam bastante leite. Para ser caracterizado como “ao leite”, o chocolate deve ter de 12% a 14% de leite — tanto faz se for em pó, líquido ou condensado –, enquanto o chocolate branco tem ao menos 14% de leite na massa. Já o chocolate amargo nem sempre contém leite em sua composição, por isso parece ser um pouco mais duro ao morder do que os outros dois tipos.

Confira, abaixo, o que vai em cada um dos tipos de chocolate.

Next Post

Previous Post

Deixe um comentário