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Leite x bebida de coco

Quando o assunto é proteína, a bebida vegetal
perde feio para o leite de vaca

Divisória de Artigo

 A bebida de coco é uma opção para quem não pode tomar leite de vaca por ser alérgico à sua proteína ou por ter intolerância à lactose. Mas e para quem pode tomar leite, será que é uma boa pedida?

Para quem busca proteínas, definitivamente, não. Afinal, a bebida de coco tem quase zero desse nutriente, enquanto o leite tem de 6 g a 7 g por copo (200 ml). “A melhor fonte de proteínas é o leite. As bebidas vegetais não são substitutos do leite em termos nutricionais, já que não são boas fontes de cálcio e de vitamina D, por exemplo”, esclarece Maria Fernanda Elias, nutricionista, doutora em Nutrição Humana pela Universidade de São Paulo e Membro da Câmara Técnica do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas – 3ª Região).

As proteínas são essenciais formar os tecidos do nosso corpo e para recuperar a massa muscular. Para quem faz dieta, elas são ainda mais importantes, pois dão bastante saciedade, uma vez que demoram para ser digeridas (e assim seguram a sensação de fome por mais tempo).

Outro ponto a ser levado em conta por quem faz dieta é que, apesar de um copo de bebida de coco ter valor calórico semelhante ao do leite desnatado — o primeiro tem 50 calorias, e o segundo, 70 –, tem também mais gordura (3 g, contra 0,2 g do desnatado). “O leite de coco possui gorduras saturadas, que podem aumentar o colesterol. O leite desnatado, por sua vez, quase não tem gordura”, afirma Lara Natacci, membro da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição).

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