Voltar para Home

Leite x bebida de arroz

Com quase o dobro de carboidratos e pobre em proteínas, a bebida
de arroz não é uma boa para diabéticos

Divisória de Artigo

Quem tem alergia à proteína do leite de vaca não pode tomá-lo de jeito nenhum. Por isso, bebidas vegetais, como a de arroz, acabam sendo uma opção de consumo, especialmente por esse cereal não ser alergênico. Mas a bebida de arroz nem sempre é a melhor pedida para todo mundo, especialmente para quem tem diabetes.

Do ponto de vista nutricional, a bebida de arroz é mais rica em carboidratos e bem mais pobre em proteínas do que o leite de vaca. “Em 200 g de cada um, a bebida de arroz tem, em média, 18 g de carboidrato, enquanto o leite tem 10 g”, explica a nutricionista Lara Natacci, membro da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição). Quanto às calorias, a bebida de arroz fica entre o leite integral e o desnatado: um copo dela tem 96 calorias, contra 125 do leite integral e 70 do desnatado.

Com quase o dobro de carboidratos, a bebida de arroz não é uma boa escolha para os diabéticos quando comparada ao leite. Afinal, o arroz é um alimento de alto índice glicêmico (ou seja, tem alta capacidade de elevar o nível de glicose no sangue).

Isso significa que, depois de ingerir a bebida, o nível de açúcar no organismo aumenta rapidamente. “Para quem é diabético, é melhor tomar leite de vaca em vez da bebida de arroz. Quem tem diabetes não deve excluir o leite e seus derivados da alimentação, nem substituí-lo por outros alimentos”, afirma nutricionista Maria Fernanda Elias, doutora em nutrição pela Universidade de São Paulo e membro da Câmara Técnica do Conselho Regional de Nutricionistas 3a Região.

Feita de uma mistura de arroz moído e água, a bebida de arroz praticamente não tem proteínas, ao contrário do leite de vaca, que possui proteínas de alta qualidade, com todos os aminoácidos de que precisamos para formar e reparar nossos tecidos e músculos. Um copo de leite de vaca (200 ml) tem de 6 g a 7 g de proteína, enquanto o de bebida de arroz tem 0,6 g.

Next Post

Deixe um comentário