Voltar para Home

Leite dourado para aquecer no inverno

A combinação de leite de vaca com cúrcuma pode parecer inusitada,
mas é bem tradicional na Índia — e uma opção saborosa
para variar o café com leite

Divisória de Artigo

Você já ouviu falar do leite dourado? Essa combinação de leite de vaca, cúrcuma e especiarias tem sido muito badalada por suas supostas propriedades anti-inflamatórias, mas é também uma boa dica para quem gosta de um leitinho quente com um toque apimentado, no estilo do tchai.

O que dá a cor dourada à bebida é a cúrcuma, um tempero mais conhecido como um dos ingredientes do curry que condimenta muitos pratos da culinária indiana e asiática. E o sabor picante e doce vem da mistura de pimenta do reino, canela e gengibre.

Na Índia, a mistura de leite com cúrcuma tem uso medicinal, como anti-inflamatório ou para melhorar a digestão, seguindo preceitos da medicina ayurvédica. Para aliviar dores de garganta, por exemplo, mistura-se um pouco de ghee (manteiga clarificada) à bebida.

Isso porque a cúrcuma realmente tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, de acordo com as pesquisas mais recentes. Um estudo publicado no British Journal of Nutrition em 2016, por exemplo, aponta que uma de suas substâncias químicas –os polifenóis– reduz os marcadores de inflamação no corpo e que por isso a cúrcuma pode ajudar quem tem inflamações crônicas.

No entanto, pesquisas como essas têm sido feitas apenas com ratos ou em testes de laboratório, por isso os benefícios da cúrcuma em humanos ainda não foram comprovados. Mas os cientistas continuam trabalhando: a cúrcuma está sendo estudada em testes clínicos com humanos para doenças como tumores de cólon e de pâncreas e o mal de Alzheimer.

Segundo a receita original indiana, para fazer o leite dourado basta triturar um pedaço de um centímetro de cúrcuma fresca com um pouco de pimenta moída e usar essa pasta para temperar uma mistura de uma xícara de água e uma de leite de vaca. Depois, a bebida vai para a panela por 20 minutos, para reduzir o líquido, e está pronta. Antes de beber, basta coar e adoçar com mel, se quiser. Para quem não tem tanta paciência, também dá para fazer uma receita rápida, que ensinamos abaixo.

Next Post

Previous Post

Deixe um comentário