Voltar para Home

Já provou o Maltado do Recife?

Bebida gelada à base de malte de cacau criada por
imigrante cubano é sucesso na cidade desde 1928

Divisória de Artigo

Não dá para visitar a capital de Pernambuco e sair de lá sem provar o famoso Maltado do Recife. Essa batida gelada feita com leite, sorvete de baunilha e malte de cacau faz sucesso na lanchonete As Galerias desde que ela foi fundada em 1928 pelo imigrante cubano Fidélio Lago.

De sua terra natal, Lago trouxe várias receitas, como o banana split e o ice cream soda, mas a que mais agradou ao público foi mesmo a do Maltado. Tanto que, em 2014, essa pequena lanchonete de portas amarelas abertas para as calçadas do Recife Antigo foi tombada como Patrimônio Cultural, Gastronômico e Imaterial da cidade.

Até hoje, o Maltado segue a receita original, e continua sendo o carro-chefe da casa, que também serve outras misturas, como o coco malte e o Maltado de morango. A versão tradicional parece um milk shake, mas tem um gosto mais suave, por não levar chocolate na receita. O segredo é usar o malte do cacau, feito apenas com a semente da fruta, explica Jorge Henrique dos Santos, neto do fundador e atual proprietário da As Galerias.

Quer ver como se faz o Maltado? Ele mostra aqui, neste vídeo, que também conta um pouco da história da lanchonete.

Next Post

Previous Post

Deixe um comentário