Leite Faz o Seu Tipo

Alimentação e Lifestyle

GRANDES QUESTÕES: LEITE AJUDA A DORMIR MELHOR?

Um copo de leite morno à noite pode fazer parte de um bom ritual de sono

Divisória de Artigo

Assim como tem gente que não acorda direito sem uma xícara de café, há quem não durma bem sem o sagrado copo de leite antes de ir para a cama. Mas o leite ajuda mesmo a dormir melhor? Pode ser.

Uma das explicações possíveis seria porque o leite contém triptofano, um aminoácido envolvido na produção de serotonina e melatonina, reguladores do sono. “Pode ser que uma pessoa seja mais sensível e a pequena quantidade presente no leite faça a diferença, mas acreditamos que o que faz mesmo efeito é o ritual”, explica a neurologista Márcia Pradella Hallinan, médica especialista do Instituto do Sono.

Assim, o seu ritual de preparo para dormir pode incluir uma bebida morna ou quente, que traga conforto. “Dependendo da bebida, ela pode auxiliar no processo digestório, ajudando o sono a iniciar de forma fisiológica, sem perturbar o processo”, explica Márcia. Isso quer dizer aquele alimento confortável o suficiente para te deixar sonolento, mas não pesado demais para te deixar empanzinado. Quem já tirou um soninho depois de uma feijoada sabe do que ela está falando. “O sistema de absorção do conteúdo digestivo precisa de mais sangue, e isso faz com que haja um gradiente menor de sangue para o Sistema Nervoso Central do que para o tubo digestivo. A pessoa fica menos atenta”, diz a neurologista. Uma soneca à tarde é uma coisa, mas ninguém quer esse sono à noite, porque a pessoa até dorme, mas com certeza acorda no meio da noite, sem concluir o sono adequado, e com a sensação de que a digestão está parada. “O que é verdade, porque a absorção é reduzida durante o sono.”

Resumo da ópera: beba o leite morno se ele tiver boa digestibilidade para o seu sistema digestivo. E faça adaptações, se necessário. Tem intolerância? Tente o leite tipo sem lactose. Acha que está pesando? Tente o leite tipo desnatado. A regra é observar o seu corpo e ver o que funciona para você.

Next Post

Previous Post

© 2024 Leite Faz o Seu Tipo

Theme by Anders Norén